SOBRE NÓS - A nossa história
A Confraria dos Comensais da Tromboada junta um grupo de amigos, que partilha o gosto de conviver à mesa, acompanhados por um bom prato de comida e de um bom copo de vinho.
Em 03 de Outubro de 2010, num almoço que ocorreu no restaurante "Tromba Rija" em Marrazes, Leiria, este grupo de amigos que partilha o gosto de conviver à mesa já à alguns anos, percorrendo restaurantes de norte a sul do país, achou por bem criar esta Confraria, com o objetivo de poder partilhar e dar a conhecer os restaurantes que visitava, difundido os mesmos e dando a conhecer o restaurante do bom garfo, assim nasceu a Confraria dos Comensais da Tromboada.
Os seus confrades partilham o gosto de correr Portugal de norte a sul, apreciando a gastronomia de cada região, e fazendo deste prazer de saborear a nossa gastronomia, uma verdadeira tertúlia, apreciando desde a cozinha tradicional portuguesa, à cozinha inovadora de novos sabores e abordagens, aproveitando o roteiro gastronómico para conhecer melhor cada região.
Neste grupo de amigos, estão envolvidos vários Confrades de áreas profissionais diversas, com áreas de residência nos municípios do Montijo, Moita, Setúbal e Alcochete.
Surgiu também a ideia de avaliar de uma forma independente e pessoal, os restaurantes que a Confraria visitava, estipulando-se critérios de avaliação, que pudessem ajudar todos aqueles que nos visitam através do nosso site, a disporem de uma informação independente sobre os mesmos.
Nos últimos anos, outros Confrades quiseram partilhar este gosto de conviver à mesa entre amigos e juntaram-se a nós, partilhando o espírito para o qual foi criada a Confraria dos Comensais da Tromboada, o de uma família em redor da mesa.
A origem do nome da Confraria dos Comensais da Tromboada:
Confraria:
Um grupo de pessoas que se associaram como uma irmandade que partilham gostos comuns;
Comensal:
Pessoa que come habitualmente com outras à mesma mesa, em perfeita harmonia e numa tertúlia de amigos;
Tromboada:
Tromba;
- Foi em redor da mesa no restaurante Tromba Rija, em Leiria, onde nasceu a ideia de criar esta Confraria.
Feijoada;
- Foi escolhido um prato tradicional português, que representasse bem a gastronomia de Portugal de lés a lés e o seu povo, assim se escolheu a Feijoada.
Da fusão das duas palavras, Tromba e Feijoada, nasceu a palavra:
TROMBOADA
Escolhemos o elefante como símbolo, sendo a nossa mascote:
O elefante é um animal de grande porte, come muito, a sua tromba tem um sentido muito apurado e gosta de viver em grupo.

Todos os Confrades Comensais usam nos vários eventos, peças de vestuário de cor preta com o nosso símbolo da Confraria dos Comensais da Tromboada, como se apresenta: